quarta-feira, 9 de março de 2011

Organização Mundial de Saúde (OMS)

Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma agência subordinada à ONU, fundada em 7 de abril de 1948, com sede em Genebra, Suíça. Surgiu nas guerras do fim do século XIX, no México. No fim da Primeira Guerra Mundial, surge o embrião da OMS, a SDN em comitê de higiene.

O seu objetivo é desenvolver e melhorar o nível de saúde de todo o ser humano de qualquer parte do planeta, a saúde é “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou efermidade.”
A proposta de criação da OMS foi de autoria de delegados do Brasil, havendo intensa colaboração entre Brasil e OMS.
No final do ano de 2006, a OMS editou o “Guidance for National Tuberculosis Programes on The Management of Childhood Tuberculosis in Children”, um guia que apresenta o assunto a cerca da tuberculose adquirida na infância. O guia possui dados clínicos, radiológicos e epidemiológicos compatíveis com a tuberculose.
O guia enumera os fatores de risco :
* Contato intradomiciliar;
* Idade inferior a cinco anos,
* Infecção pelo HIV;
* Desnutrição grave;
O guia orienta sobre as possibilidades de diagnóstico da tuberculose infantil:
* Sintomas crônicos;
* Exame físico;
Prova tuberculínica positiva;
* Radiografia de tórax.
O documento ainda apresenta aspectos referentes ao tratamento e prevenção que obedecem as normas da OMS empregados principalmente em países em desenvolvimento e no continente africano. Quando o tratamento especificado é seguido corretamente, o nível de ocorrência de seqüelas é minimizado. Este é um dos exemplos de projetos que a OMS desenvolve no mundo, a entidade também desenvolve estudos sobre combate à AIDS, desnutrição infantil e vírus de alto grau como a gripe do frango, entre outras doenças e condições sanitárias.

Nenhum comentário: