quarta-feira, 9 de março de 2011

Conselho de Segurança da ONU

Conselho de Segurança é um órgão das Nações Unidas que trata de assuntos referentes a segurança mundial. Dentre as condições e capacidades da instituição, o Conselho de Segurança pode intervir militarmente em países que estejam em conflitos bélicos, políticos e sociais, ou sob suspeitas de desrespeito aos direitos humanos e ordem internacional de paz.

O órgão aborda em suas reuniões análises e decisões sobre crises políticas internas e externas em diversos países. Além das intervenções militares, há também as missões de paz da ONU.
Dos 15 membros que compõe a entidade, 5 são permanentes e 10 rotativos com mandato de 2 anos. Os cinco países permanentes são EUA, Reino Unido, Rússia e China.
Toda resolução para ser aprovada tem que receber maioria de nove sobre o voto dos quinze membros. Os 10 membros rotativos são eleitos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sendo o quadros modificado anualmente, respeitando os dois anos de mandato de cada nação de forma intercalada.
Está em discussão propostas de reforma do Conselho, dentre as quais seriam criados seis novos assentos permanentes e mais quatro rotativos. França, Brasil, Alemanha e nações africanas são um dos que defendem a ideia , abarcada em parte pelos EUA e China.

Nenhum comentário: